domingo, 8 de abril de 2018

Dia 30 - 04-01-18 De Calama a Paposo


Trigésimo dia

04-01-18 De Calama a Paposo
Acordei com o sol saindo e o reloginho batendo. Feito o serviço, fui desmontar a barraca para seguir para o litoral pela ruta 1. Eu já tinha passado por esta estrada em 2013, mas não lembrava de quase nada, então pra mim foi novidade, tanto que fui parando em varias oficinas, nome dado a minas de extração de salitre, a ruta 25 tem várias delas todas do inicio do século XX até perto de 1940 e depois abandonadas as cidades e oficinas. Andei por algumas delas e seus cemitérios. Os cemitérios são uma curiosidade a parte, em geral com sepultamentos entre 1910 e 1950, tem as cerquinhas e cruzes todas de madeira que ainda resistem ao tempo e em algumas há placas de bronze com as datas e alguns dizeres. Fico andando por lá lendo algumas delas. Muitas das sepulturas estão abertas por ladrões de crânio, nenhuma das abertas tinha crânio nos caixões e alguns nem ossos tinham mais. Uma curiosidade nos cemitérios é que geralmente tem uma ou duas sepulturas de criança ainda sendo cuidada e nessas as pessoas deixam brinquedos, doces e moedas e isto também ocorre nas casinhas em homenagem as pessoas que morreram em acidentes nas estradas as de crianças e adolescentes geralmente tem moedas, brinquedos e doces. Sei lá se é normal isso, mas eu para pra visitar várias dessas, as vezes tem placas com dizeres bonitos.



























La Mano del Desierto

Em virtude dessas paradas o dia não rendeu na estrada, consegui chegar a Paposo, primeira cidade do litoral que eu cheguei, fica a 50 km de Taltal.
O bom de se viajar sem data pra voltar é que dá pra ir parando, vendo as coisas com calma, no meu tempo, coisa que nas outras viagens eu deixei passar por falta de tempo nesta eu estou aproveitando, é outra vibe a viagem.
Achei uma praia legal a uns 5 km depois de Paposo e montei minha barraca de frente para o mar, amanhã quero ver se faço render pelo menos 500 km.







Nenhum comentário:

Postar um comentário