quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

21º dia de Ancón a Trujillo 510 km

21º dia
27 de dezembro de 2016

Trajeto do dia.
 
As 6:30 horas eu já estava na estrada, tinha que fazer render os próximos dias pra ver se chegava no Equador. Este era o dia que marcava o meio da viagem e cada dia que eu seguisse para o norte eu teria que aumentar mais a média de quilômetros rodados por dia na volta. Até o dia anterior a média diária estava em 335 km/dia e tinha pouco off-road pela frente.
Minha primeira parada do dia foi na Fortaleza de Paramonga. É uma construção da cultura Chimú e foi construída a partir do século XI e em 1470 foi conquistada pelos Incas que ampliaram a construção. A finalidade desta construção ainda não foi definida, uns dizem que foi uma fortaleza militar enquanto outros afirmam ser um tipo de templo. Perto dela existem muitas outras construções ainda não restauradas que podem ser avistadas de cima da fortaleza.


Abaixo uma sequência de fotos da Fortaleza de Paramonga.





 
Voltei para a estrada e uma hora depois estava no Castillo de Huarmey. O castillo foi um centro administrativo da cultura Huari e foi utilizado por este povo entre os séculos VI e VIII. Junto ao castillo tinham muitas tumbas, acreditasse que da nobresa. As tumbas foram intensamente saqueadas, mas em 2013 foram encontradas 63 tumbas intactas com muitos metais preciosos e outras oferendas que tornaram possível entender melhor como este povo vivia. Quando cheguei no castillo não tinha ninguém, eu estava procurando a entrada quando uma senhora veio me avisar que a pessoa que cuidava dali tinha ido à cidade e demoraria para voltar e tinha deixo-a para avisar a quem chegasse. Falei pra ela de onde vinha e que gostaria de conhecer o local, mas que não poderia esperar, falei que apenas queria tirar umas foto e já ia embora. Ela então me disse que era pra fazer que conta que não tinha visto ela e que ela não tinha me visto. Pulei então um murinho e subi na pirâmide para ver o local. Pude ver o local onde foram encontradas as tumbas e outros espaços da construção. Os objetos encontrados nas tumbas estão em um museu longe dali.


Abaixo uma sequência de fotos do Castillo de Huarmey.


 
Voltei para a estrada e em mais uma hora eu estava no mais antigo observatório solar da América chamado de Chanquillo que foi construído no século IV a.C. Chanquillo é parte de um complexo de várias construções distribuídas em uma área de 4 km² , desde Chanquillo é possível ver os vestígios destas construções que estão abaixo da colina onde Chanquillo foi construído.


Abaixo uma sequência de fotos de Chanquillo



 
Depois de mais meia hora de estrada eu me encontrava no Templo de Sechin. Este templo data de 2400 a.C e continuou em uso até 1500 a.C. pela cultura Sechin. Este templo foi feito em pedra e apresenta desenhos nas faixadas, além de esculturas. O templo foi construído sobre outro que era feito em argila e que data de 3500 a.C.

Maquete do templo 

 Abaixo uma sequência de fotos do Templo de Sechin





No local também tem um museu com algumas das peças ali encontradas e uma maquete do templo, que não é permitida a entrada. Podemos apenas ver os muros.
Saindo do templo achei um restaurante para almoçar e a tarde rodei até o entardecer sem mais paradas para visitar sítios arqueológicos. A 30 km de Trujillo eu acampei entre um canavial e a carretera.

Local do acampamento
 
Quilometragem do dia: 510 km
Quilometragem acumulada: 7205 km