terça-feira, 31 de janeiro de 2017

13º dia de Los Palos a La Joya 380 km

13º dia
19 de dezembro de 2016
Trajeto do dia.

Acordei com o barulho de milhares de aves que ficam pela praia, desmontei minha barraca e arrastei a moto até a areia dura. Segui de volta por onde eu vim e peguei uma saída da praia diferente, areia mais fofa a moto atolou até o motor encostar no chão, ela patinava e quase não saia do lugar, até que um cara veio dar uma mão, empurrou a moto e consegui sair de lá. Cheguei em Tacna era 7 e pouco da manhã, ia ter que esperar até as 9 a seguradora abrir.
Tirando um pouco do sal.

Praça central de Tacna.

Fui para a praça central e fiquei por lá pensando no trajeto que faria nos próximos dias. Fui até um policial de transito perguntar onde teria uma casa de câmbio, ele me indicou cambista que ficam na rua umas duas quadras acima e então começamos a conversar sobra minha viagem e as coisas bonitas pra ver no Peru e ele também deixou claro a preocupação que eles tem pelos turistas, pois sabem que nos levamos dinheiro pra lá e por isso tentar nos tratar da melhor forma. Me deu algumas recomendações de segurança também. No geral a polícia Peruana foi sempre muito solicita e simpático, tanto quando eu era parado por eles ou quando eram parados por mim Achei um cambista e troquei 100 dólares, pensava em trocar o restante em Lima.
As 9 fui até a correto e fiz o SOAT pra 30 dias ao custo de R$170,00, aproveitei pra usar o wifi e mandar notícias e em seguida fui pra estrada, neste dia seria somente asfalto, nada de aventura. Segui pela Carretera Panamericana, que segue por toda a costa do Peru passando por inúmeras praias, falésias e as vezes entra um pouco no deserto. O vento pra quem segue rumo norte é sempre nas costas e para a Biz carregada foi muito bom, sem contar que pouca areia consegue entrar pelo capacete, pois as vezes tem muito vento e tempestades de areia não são raras.
Meu destino era a região de Arequipa para no dia seguinte seguir para a nascente do Rio Amazonas. Não tinha nenhum ponto para visitar neste trecho, então era aproveitar o asfalto lisinho e o vento a favor e acelerar.




Pelas 17 horas eu já tinha abandonado a beira mar e entrado em direção a Arequipa. Depois de subir até uns 3.500 metros de altitude começa um deserto, propriedade da aeronáutica que é usado para praticas de tiro não muito legal pra acampar. No meio deste deserto, uns 100 km antes de Arequipa, avistei um galpão, daqueles de lona, com casas de alojamento ao lado e que parecia não ter ninguém, fui lá conferir e realmente estava abandonado, fizeram e deixaram lá. Minha intenção era acampar no galpão, mas tinha um dos alojamentos com a porta aberta e ele era feito com placar de isopor, tipo câmara fria, então montei minha barraca la dentro protegido do frio e do vento. Aproveitei também pra trocar o filtro de ar da moto que estava bem sujo devido aos dias de off que encaramos.
Quilometragem do dia: 380 km
Quilometragem acumulada: 4830 km