quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Documentário Civilizações pré-colombianas e Cordilheira Branca


Preparação e planejamento:
Planejamento:
Para esta viagem fiz um roteiro bastante extenso para que eu pudesse aproveitar os 42 dias na estrada. Montei os roteiro pelo Google Earth, traçando as rota e imprimindo os mapas que eu iria precisar, o total de km da viagem ia ser próximo de 17.000 km com muitos pontos de visita ao longo de todo o trajeto com atrativos em todos os dias da viagem, muitas visitas a sítios arqueológicos pré-colombianos e visita a locais de beleza natural como cânions, cachoeiras, praias, glaciares e cordilheiras. Mapas para o celular de todos os países baixados.
Preparação:
Segurança
No roteiro estavam inclusos muitos caminhos por estradas de chão, algumas em bom estado e outras péssimos e lugares desertos por montanhas e desertos, até um mês antes da partida eu estava sozinho pra fazer estes caminhos e então decidi por alugar um SPOT, rastreador via satélite que pode mandar mensagens de emergência, após ter alugado o aparelho apareceu o Edson e perguntou se poderia me acompanhar em um trecho da viagem, justo o pior trecho ( Reserva Eduardo Avaroa e a ruta intersalar entre os salares de Uyuni e Coipasa ), aceitei,então agora seriamos dois por aproximadamente 10 dias de viagem e depois eu seguiria sozinho. Com o SPOT e mais um companheiro eu estava seguro de que em caso de alguma emergência as coisas iriam ficar mais fáceis.
Alimentação
Para a alimentação resolvi levar algumas comidas que tivessem bastante carboidratos e proteína, então comprei umas 30 latas de sardinha, que é caro na Argentina, Chile e Bolívia, também fiz uma mistura de 1 kg de chocolate com 1 kg de amendoim moído.
Vestimenta
Para vestir tinha que levar roupas para frio extremo, iria acampar em locais muito altos e com temperaturas negativas então pedi pra minha mãe fazer uma blusa e uma calça com uma manta, levei também uma meia calça de lã, uma calça segunda pele, uma blusa de lã, 3 calças jeans e duas camisetas.
Para os pés eu comprei uma bota de borracha pra andar na neve da Queshua com forração interna que atendeu bem e também levei um par de luvas pro frio, que já sabia que não atenderia bem.
Algumas ideias...
Material de camping
Para acampamentos levei minha velha barraca, já utilizada em 2 viagens é das mais simples, saco de dormir pra 5 graus positivos, isolante térmico e lona.
Equipamentos para a "moto"
Sabendo que dessa vez eu teria que ter gasolina pra 450 km em um trecho, eu desenvolvi um suporte para dois galões de gasolina, galões certificados pelo INMETRO, que seria amarrado no banco e serviria com encosto lombar com uma almofada. Do resto era o mesmo material utilizado na ultima viagem: Bau traseiro, bau central e duas malas laterais, sob o banco ia o inversor, pra recarregar os eletrônicos, capa de chuva e luvas. Os pneus foram trocados e vacinados, sem câmara, relação, vela, pastilhas e sapatas de freio trocadas.
Levei também chaves para tudo o que eu sei mexer na moto, macarrão pro caso de pneus furados, compressor, espátula, uma câmara pra cada roda, uma vela, cabo de acelerador, 3 litros de óleo, luz de farol, pisca e traseira, dois rolamentos de roda e o da coroa, tira de nylon pra rebocar, fita isolante, e outras coisinhas.
Tudo preparado era a hora de partir...