terça-feira, 24 de janeiro de 2017

6º dia
12 de dezembro de 2016

Trajeto do dia

Acampar a mais de 4500 metros de altitude sem os equipamentos adequados é pedir pra se incomodar. Não deu outra... O Edson não cobriu a barraca dele e entrava ar frio pela ventilação no teto e quase não dormiu esta noite, até a água que ele tinha dentro da barraca congelou. Eu não passei tanto perrengue, mas ainda assim passei algum frio, mas consegui dormir razoavelmente bem.
Acordei pelas 7 da manhã, o Edson "ainda" estava acordado, desmontamos as barracas e fomos para o sol, estava muito frio ainda, colocamos as motos no sol também pra ajudar na partida. Eu fui dar um rolê num morro perto pra tirar umas fotos e o Edson ficou lagarteando no sol. Colocamos as capas de chuva no sol pra amolecer, pois iriamos usar elas pra cortar o vento e o frio.

Será que estava frio de manhã?

Pegando um solzinho pra esquentar

Só eu que vejo um rosto ali?

Lugar surreal

Pelas 10 da manhã saímos dali e fomos pro salar Tara que estava a 3 km do local do acampamento, não tinha ninguém lá, perfeito pra fotos. Tiramos as fotos e seguimos pra mais quase duas horas de tortura dos 25 km até o asfalto. O Edson saiu na frente e pouco depois do local onde acampamos ele gostou tanto de um lugar que comprou um terreno na hora e ficou me esperando pra mostrar. Ele entrou numa caixa de brita funda e não teve jeito, foi pro chão. Não se machucou, mas quebrou a aba do tanque, suporte do GPS e o retrovisor. Ajudei ele a tirar a moto dali e seguimos, desta vez mais por perto de uma montanha que tinha a nossa esquerda, o terreno parecia melhor, mas a estrada parecia não ter fim. quase chegando nos Monges de Pedra tinha uma subida que o Edson teve que vir me ajudar a empurrar a Biz porque ela não subiu, fizemos em 3 prestações e enfim tínhamos pela frente um caminho melhor e em seguida o asfalto pra nossa alegria.
Eu não tinha lido nenhum relato de motociclistas terem feito este trajeto até o salar ainda, hoje eu sei porque. Só pilotos habilidosos ou que não conhecem o terreno se aventuram por lá, certamente um dos piores trecho desta viagem, mas faria novamente as paisagens perto e no salar são muito bonitas, vale o sufoco e os tombos.

Na frente do local do camping

A caminho do Salar de Tara

Flamingos no Salar de Tara

Salar de Tara

Seguimos para San Pedro de Atacama e na parte alta da cordilheira a Biz andava a 10/15 km/h, perdeu muita potencia, fui me arrastando e nem olhava pra frente, ia curtindo a paisagem do local que é muito bonita.

Chegamos em San Pedro eram 14 horas, compramos pão e água e seguimos para a Laguna Cejar para tomar banho. Chegamos lá e quando vi o preço perdi a vontade de tomar banho: R$40,00, tinha pago R$10,00 em 2013, o Edson também não quis entrar, então seguimos para os Olhos del Salar e depois seguimo novamente para San Pedro. No caminho percebi que o painel da moto estava apagado e não funcionava o velocimetro, toquei assim pra ver o problema em San Pedro, mas esqueci e lembrei apenas quando estavamos próximo da pedra do coyote, parei a moto e fui ver o que era. Desliguei a moto e fui ligar novamente e nao ligou, tirei o bau central girei a chave e nada, dei partida no pedal e pegou, mas nada do painel. Tirei a carenagem frontal e fui verificar mal contatos e fusiveis, estava tudo certo até que o Edson percebeu que o conector positivo da bateria estava quebrado, certamente em função das costelas de vaca da estrada do salar. Fiz uma gambiarra no que restou do conector e amarrei a bateria com um "engasga gato" pra ela não pular mais e esta assim até hoje.

Ojos del Salar

Acampamento no Vale Arco Iris

Problema resolvido, seguimos para o vale do arco iris, distante 60 km de San Pedro, chegamos lá no fim da tarde, achamos outra fenda numa rocha e acampamos lá mesmo. O Edson tentou fazer um arroz com o fogareiro dele e não deu certo por conta do vento, eu comi minhas sardinhas com pão e fui dormir, o dia seguinte prometia.