domingo, 29 de janeiro de 2017

11º dia de Coipasa a Geiser Puchuldiza 150 km

11º dia
17 de dezembro de 2016
Trajeto do dia

O amanhecer naquela vila abandonada foi gelado, após arrumarmos as coisas na moto ficamos no sol nos aquecendo um pouco e aproveitamos também para comer umas sardinhas com pão. Tinham várias lhamas algumas com filhotes pastando por lá também. Saímos já passava das 9 da manhã.



Abaixo fotos local do camping da noite anterior 





O restante de estrada que tínhamos até o asfalto eram apenas trilas pelo deserto, muito areão, levamos quase duas horas pra cumprir uns 30 km, mas enfim chegamos no asfalto depois de 2 dias de salar e muitas estradas ruins, foi muito bom rodar novamente sem preocupações e solavancos. Seguimos até Pisiga, fronteira com o Chile, paramos em um posto, perguntamos se teriam postos na cidade chilena de Colchane e disseram que teria, como a gasolina no Chile é mais barata que a boliviana pra estrangeiros deixamos pra abastecer no Chile. Também não fizemos cambio por pensar que teriam cambistas do outro lado.

Abaixo uma sequência de fotos do caminho entre o local do camping e a carretera que leva ao Chile.












Era meio dia e estava muito quente, compramos 2 litros de suco de laranja e seguimos para a aduana que tinha vários ônibus em uma fila para sair da Bolívia. Ficamos umas 2 horas na fila até podermos seguir para o Chile. Em Colchane fomos procurar posto e cambistas, não tinha nenhum dos dois. Parei na Comissaria e perguntei para o policial se alguém na cidade venderia gasolina, ele me indicou 2 lugares, fomos até lá e como não tínhamos pesos suficientes e dólares não eram aceitos o Edson teve que voltar clandestinamente para a Bolívia para cambiar uns pesos para podermos comprar a gasolina, eu tinha pesos para a gasolina que precisava, mas era vendido apenas em quantidade de 20 litros, o que seria suficiente para as duas motos. Depois de uma meia hora o Edson voltou e então abastecemos as motos e seguimos pela ruta 15 para o Geiser Puchuldiza, é um geiser localizado a 4000 metros de altitude e tem uma fonte que jorra água fervente a quase 10 metros de altitude ininterruptamente. 
Abastecimento no galão.


Ruta 15 no Chile


Cidadezinha as margens da ruta 15.


Saímos da ruta 15 depois de uns 40 km e seguimos por estrada de chão por mais uns 15 km até o geiser. Tiramos algumas fotos e ali nos despedimos. Já estava perto do por do sol e o Edson queria tocar até Poso Almonte, eu seguiria por estradas de chão até perto de Arica, passando pelo salar de Surire.
Geiser Puchuldiza


Carretera para o salar de Surire


,Hotel

Andei por quase uma hora, quando o sol já estava se escondendo atrás das montanhas avistei uma casa tipica andina abandonada e ainda com teto, segui pra lá e era perfeito, tinham duas peles de alpaca, montei minha barraca sobre elas. Jantei sentado em uma pedra em frente a casa contemplando a beleza do entardecer nos andes.
Entrei, fechei a porta e fui dormir, não demorou a aparecer companhias, eram os passarinhos que ali habitavam, vários, e deixaram alguns recados no teto da barraca.
Quilometragem do dia: 150 km
Quilometragem acumulada: 4100 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário