sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

9° dia de Uyuni de Uyuni-Bol à La Quiaca-Arg 280 km

         

  Desmontamos as barracas e seguimos para a estrada sabendo que o dia seria de muitos desafios, 200 km de muito ripio com costelas de vacas, buracos tampados por pó e areiões. Rodamos os primeiros 10 kms na noite anterior e já sabíamos qual seria a dificuldade. A boa noticia é que em 5 anos estará tudo asfaltado, já estão fazendo.
             Seguimos pela estrada sempre com o grupo conseguindo se ver, pois o risco de queda é grande e ai levantas as motos sozinho é problema. O Cleber e o Marcelo que não tinham experiência em off-road vinham sempre devagar, na faixa de 20 a 40 km/h, e ainda assim com as motos pesadas por varias vezes quase foram ao chão. Fomos nesta velocidade por umas 3 ou 4 horas, como eu e o Samuel já tínhamos as manhas de andar neste tipo de estrada resolvemos parar e tentar dar umas dicas pra ver se eles conseguiam render um pouco mais. Murchamos um pouco os pneus, demos as dicas e seguimos, com o tempo o Marcelo foi ganhando confiança e conseguia em uns trechos andar a 60 km/h, mas o Cleber, mais receoso, não conseguia melhorar a velocidade e já estava ficando preocupado porque estava atrasando a gente. Seguimos mais um pouco e em uma das paradas ele falou que quando chegássemos no asfalto teríamos que conversar. Eu já na hora pensei que ele ia desistir, estava sendo difícil pra ele, ainda mais que ele também era o que mais sofria com a altitude e ainda estávamos a mais de 3000 metros e ainda teríamos pelo menos mais uns 800 km pra andar no ripio com altitudes ainda maiores.
                As paisagens deste trecho que passa por Atocha são lindas, muita vida selvagem, tinha até uma avestruz com uns 20 filhotes que quando me viram saíram correndo, muito bonito mesmo, as fotos já dão uma mostra do que é aquilo, vale cada km rodado naquele terreno ruim. Digo isso porque  gosto de andar em estradas de chão.


 Perto de Atocha

 Em Atocha tivemos que passar pelo leito do rio porque a estrada estava interditada.

 Este lugar é incrível, o asfalto vai passar lá perto do morro.


 Cemitério no deserto.









 Só um pouquinho de areia na estrada.

 Porque descansar um pouquinho e comer também é preciso.



 Cidade de Atocha












            Levamos 9 horas pra cobrir 180 km, chegamos em um vilarejo a uns 30 km antes de Tupiza, paramos debaixo de uma arvore para descansar um pouco e passaram umas meninas vendendo milho cosido, compramos umas socas, comemos e seguimos, para nossa surpresa teria um pedágio logo a frente, custava 10 bolivianos por ter andado 180 km de terra.


            Depois do pedágio pegamos uma estrada que segue pelo leito do rio, uma das paisagens mais bonitas que já vi de graça. As fotos não representa a beleza do lugar, só indo lá e vendo com os próprios olhos mesmo.





















            Após percorrer este lindo vale chegamos ao asfalto e logo em Tupiza, fomos procurar um lugar para tomar banho e a cidade estava sem água, então fomos ao mercado municipal e compramos pão e um refrigerante pra matar a sede que era grande.


Antes de Villazon

Aduana de Villazon






Saímos da aduana já a noite.

          Quase 2 horas de aduana e estávamos finalmente para começar a Ruta 40. Mas iriamos apenas eu e o Samuel, pois como o Cleber tinha dito: "Depois que acabar esta estrada a gente conversa." e a gente conversou, ele decidiu seguir pela Ruta 9, junto com o Marcelo e esperara a gente em Cafayate, indo pelo asfalto, enquanto a gente ia pelo ripio, seriam 780 km de ripio até lá. Fomo então abastecer e seguimos pela Ruta 40, no escuro, até achar um lugar para acampar. Achamos um lugar perto da ruta, montamos as barracas em um lugar protegido do vento, se anunciava uma tempestade que não ocorreu.
Acampamento perto da Ruta 40, uns 5 km de La Quiaca

           Neste dia o acampamento não foi lá aquelas coisas. Eu tinha dentro da caixa que estava a barraca um litro de gasolina que com os 200 km de estrada ruim foi esfregando na parede interna da caixa, que é de fibra e irregular, e desgastou, furando o litro e molhando a barraca. Montei ela molhada de gasolina, deixei evaporar por uma meia hora e entrei, o cheiro era forte, mas fazer o que...  Era o que tinha.