domingo, 21 de junho de 2015

[Em Stand-by] Zig-Zag pelos Andes e Salar de Uyuni Dezembro de 2015 a Janeiro de 2016 10.000km

Roteiro 

A moto
         
         

         Depois de muito pensar decidi mudar o roteiro e buscar um que ja tinha estudado ano passado, será Ushuaia e este ficará para uma outra oportunidade.



        Depois da viagem do ano passado dois destinos ficaram me incomodando, Ushuaia e Salar de Uyuni e como sou uma pessoa bem indecisa levei um tempo pra decidir pra onde ir, então depois de muito pensar optei por visitar o salar de Uyuni na Bolívia.
         O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, fica a 3656 metros de altitude, formado pela evaporação de um imenso lago que tinha ali a 40000 anos atrás, ele é maior que o lago Titicaca e chega a ter 100km de extensão. No período do verão, que é o período de chuvas na região o salar é recoberto por até 15 cm de água, torço para que não tenha muita para eu poder ir até a ilha do pescado que fica no meio do lago, com cactus milenares e ponto de encontro de varias excursões pelo salar, se tudo der certo quero acampar lá.
        Para se chegar ou sair do salar tem alguns caminhos os escolhidos são pela cidade  de Ollague, via Calama para a ida e a volta é um desafio entrando no Chile pelo passo Hito Cajon, no passo Jama. Este caminho de volta é um desafio pra quem passa por ele, são 450 km, em sua maioria estradas de barro e areia a mais de 4000 metros de altitude, sem postos de gasolina e com poucos pontos de apoio, é um trajeto a ser feito em dois dias. Este trecho por ser difícil não pretendo fazer sozinho, por isso eu lancei um convite em alguns grupos do Facebook para recrutar alguém ou algumas pessoas para esta empreitada comigo, o perigo de se fazer esta travessia sozinho é a possibilidade de alguma quebra e também tem um trecho de areia onde em duas pessoas, em caso de atolamento a outra pessoa pode dar um suporte e também tem o fato de ter que pernoitar em meio ao deserto, por algum motivo inesperado, em barraca em temperaturas negativas.
        A volta passa pelas lagunas Colorada e Verde e também pela Arbol de Piedra, saindo no passo Jama, outro ponto que quero conhecer é o vulcão Uturunco que fica a 60 km da laguna Colorada e dá pra se chegar de moto, talvez de Biz não, a 5800 metros de altitude e pode-se chegar a 6000 metros por uma subida não muito difícil até seu cume. Este ponto ainda é motivo de estudo e quem sabe será incluído no roteiro posteriormente.
        O salar de Uyuni é o objetivo da viagem, porém a viagem será muito mais que apenas o salar, eu adoro andar em altitude e adoro mais ainda as paisagens áridas do altiplano andino, sempre que posso estou lendo relatos de viagens em blogs por ai e destas leituras eu tiro minhas viagens, então para poder usar os meus trinta dias de férias somente o salar era pouco, então decidi por incluir todos os passos entre Chile e Argentina a partir do passo Los Libertadores, ou “Caracoles”. A ideia é sair de Guaramirim e passar pelos pontos turísticos do sul como por exemplo: Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco, Morro da Igreja, Cascata Avencal, Véu de Noiva,  Canions Itaimbezinho e Fortaleza, Canela e Gramado, Praia do Cassino de ponta a ponta rodando pela praia. Entrando no Uruguai visitando o forte Santa Teresa, Punta Del Este, Montevideo, Colônia e sair por Fray Bentos. Na Argentina visitar Buenos Aires e seguir em direção a Mendoza pela ruta 7, para então começar a aventura de verdade subindo a cordilheira por Usapallata e chegando no Chile pelo passo Los Libertadores, visitando o mirante do Aconcágua, Ponte Inca e cruzando para o Chile por cima do Tunel Los Libertadores chegando pela primeira vez a 4000 metros de altitude. Santiago talvez será visitada e com certeza visitarei Vina Del Mar, Valaparaiso e Con Con, para então seguir para La Serena e voltar para a Argentina pelo passo Aguas Negras que chega a 4800 metros de altitude e é o único que em qualquer época do ano apresenta neve acumulada na beira da estrada e tem 140 km de ripio. Na Argentina novamente visitarei os Parques Nacionais Talampaya e Ischigualasto para então seguir para o passo Pircas Negras, com mais uns 200km de ripio e chegar em Copiapó no Chile e voltar para a Argentina pelo passo San Francisco por mais uns 300 km de ripio, sendo uns 60 de areão e 450 km sem postos de abastecimento chegando em Fiambala para então ir até San Antônio de Los Cobres passando pelo passo Abra de Accay a 5000 metros de altitude e por regiões muito lindas em volta da Ruta 40. Em San Antônio de Los Cobres saio em direção ao Chile pelo passo Sico chegando a San Pedro de Atacama para visitar as tantas belezas que tem naquela região e depois seguir até Calama para acessar o Salar de Uyuni por Ollague.
         Visitado o Salar a volta será como descrita no inicio do texto para ai fazer a volta para o Brasil pelo passo Jama e passar por Assunção no Paraguai, saindo por Ciudad Del Este e visitando as Cataratas do Iguaçu e terminar a viagem cortando o Paraná pela BR 277 até Curitiba e descer a ultima serra até em casa.
Guaramirim a Cambará do Sul 596 km

Cambará do Sul a Rio Grande 576 km

Rio Grande a Montevideo 560 km

Montevideo a Buenos Aires 790 km

Buenos Aires a Mendoza 838 km

Mendoza a La Serena 920 km

La Serena a Vila Union 521 km

Vila Union a Copiapó 264 km


Copiapó a Fiambala 470 km

Fiambala a San Antônio de Los Cobres 780 km

San Antônio de Los Cobres a Calama 580 km

Calama a Uyuni 376 km

Uyuni a San Pedro de Atacama 415 km

San Pedro de Atacama a Ibarre 1215 km

Ibarre a Ciudad Del Este 657 km 

Ciudad Del Este a Guaramirim 793 km