segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

12º e 13º dias

Décimo segundo dia
Acordei as 3:50 e fui pra frente do hotel esperar o ônibus que me levaria ao geiser, como sabia que seria frio coloquei 3 calças e 3 blusas, o ônibus chegou e fomos para a estrada, seriam 86 km até o geiser, logo no começo vi que tinha feito uma escolha ruim quanto ao meio de condução, entrava muita poeira no ônibus e ficava difícil de respirar, aconselho a quem for perguntar se é van ou ônibus, na van deve entrar bem menos pó. Chegamos ao geiser ainda escuro, logo amanhecer e podemos ver as colunas de vapor, e não esguichos de água fervente como se vê em yelowstone. Mesmo assim é bonito, estava frio, mas nao tanto, tinha até um alemão e um suíço de bermuda lá. No onibus que fui tinha um pessoal do Brasil, de Florianópolis, um homem e uma mulher e com eles uma chilena que falava portugues pois tinha sido casada com um brasileiro e morou 19 anos no Brasil, um pessoal muito simpático, principalmente a chilena, conversamos bastante, ela ate queria que eu fosse ate a cidadezinha onde eles estavam hospedados pegar uma toalha que ela não estava usando, o senhor de Florianópolis me recomendou ir ver o vale de Jeré na cidade onde ele estava hospedado disse que era muito lindo, a tarde fui ver.
Voltamos pra cidade por volta das 12:00. Peguei a moto e fui ver as Lagunas altiplanicas que ficam a 120km de San Pedro e o Vale de Jeré. Consegui ver as lagunas e o vale de Jeré que tambem era muito bonito mesmo e pouco divulgado, na volta fui ver a laguna Cejar e os Ojos del Salar e por fim a laguna Tembequiche que ficam todos pertos uns dos outros, a laguna Cejar e uma lagos de água transparente e que não se afunda pela grande quantidade de sal na agua, a laguna Tembequiche e um lago que esta virando um salar com  uma grande área já de sal. Depois de ver tudo cheguei ao hotel ja a noitinha e decidi ficar por ali mais uma noite e passar a virada por ali mesmo. Tomei um banho e fui ver se achava algo pra comer, e não achei, pois estavam servindo a janto da virada, dei uma volta na cidade que era uma babilônia com gente do mundo todo andando por ali, mas acho que o que mais tinha era brasileiro. Por fim passei a virada na barraca comendo batata chips e tomando refrigerante. Fui dormir antes da virada para no dia seguinte sair cedo para cruzar a cordilheira.
Neste dia foram 190km de onibus e 250km de moto.
 Geiser El Tatio


 Lagoa de agua quente. Fora estava muito frio.



 Ao fundo da pra observar um vulção ainda ativo com fumaça em seu cume.


 Povoado Machuca
 Lhamas
 Area de perigo vulcânico.


 Lagunas Miscanti e Menique.






 Vale de Jerré
 Laguna Cejar

 Lagoa de água salgada, onde não se afunda

 Olhos do salar

 Laguna Tembequiche


 Voltando Pra San Pedro de Atacama.

Decimo terceiro dia.

Dia de comecar a viajem de volta. Acordei umas 9:00 e fui ver se conseguia trocar o que sobrou de pesos chilenos, depois de muito andar consegui trocar, voltei pro hotel, onde estava acampando desmontei  a barraca e arrumei tudo na moto e  as 10:30 peguei a estrada rumo ao paso Jama, no meio da cordilheira parei pra ver umas casinhas que colocam em homenagem aos que li morreram em acidentes e logo depois para os paulistas que tinha conhecido no hotel de San Pedro de Atacama. Conversamos um pouco, tiramos umas fotos  e eles seguiram viajem, nesta subida da cordilheira estava muito mais frio que quando atravessei pela primeira vez, a luva não adiantou de muita coisa, passei frio. A moto como sempre perdeu potencia e tive que subir a meio acelerador, pois nao adiantava acelerar que ela não ganhava velocidade. A estrada é muito linda e do lado chileno se pode ver que muitos acidentes acontecem, talvez se percam vendo as paisagens e saem da pista






 Galera de São Paulo que conheci no hotel que eu estava acampando em San Pedro de Atacama.









 Igreja de San Pedro de Atacama












 Vicunãs


Barraca no camping do hotel.












 Salar Grande - Argentina
 





Quebrada de Purmamarca Argentina